segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Livro do Imperador Amarelo



Huang Di foi o Imperador Amarelo, um dos cinco Imperadores que teria governado a China entre 2698 a.C e 2599 a.C. Ele deixou um tratado de medicina escrito através de diálogos com o médico e ministro Ch’i Po. São explanações sobre ciência, crenças filosóficas e fundamentos da natureza que nos ajudam a compreender nossa interação com o Universo e o cultivo da boa saúde.





                                                     O Imperador Amarelo 黃帝 Foto: Wikipédia

Toques do Imperador Amarelo
O Huan Di Nei Jing é o Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo, presume-se que seja o mais antigo texto médico chinês. Segue alguns ensinamentos de Huan Di:

·         Há uma espécie de energia vital hereditária no homem. O princípio de manter a boa saúde trata principalmente da preservação desta energia vital para que não seja injustificadamente dissipada.

·         A doença é comparável a uma raiz, o bom trabalho médico é comparável ao ramo mais alto; se a raiz não é alcançada, as influências maléficas não podem ser subjugadas.


·         Os que se rebelam contra as regras básicas do universo cortam suas próprias raízes e destroem a si mesmos.

·         Deixe as coisas crescerem e não as perturbe; dê, não prive.

·         Deixe seu espírito calmo como se estivesse escondido; e como se tivesse algum assunto particular a ocultar dos outros. Permaneça feliz e satisfeito com se tivesse acabado de desvendar um segredo.


·         Ingerir comida muito salgada irá atingir os ossos maiores, enfraquecer os músculos e a carne e causar depressão.

·         Aqueles que são viciados a se alimentar de comidas fartas estão propensos a terem úlceras.

·         Esperar ter sede para cavar um poço pode ser muito tarde.


·         Quando uma pessoa suada e cansada ficar repentinamente exposta ao vento frio, a transpiração estagnada entre a pele e os músculos irá bloquear os pontos de acupuntura e resultar num resfriado.


·         Aproveite a estação e não faça nada que seja danoso à sua saúde.

·         A chave do sucesso é viver de acordo com as mudanças da natureza dentro da estação.

Fonte: Clássico de Medicina do Imperador Amarelo: tratado sobre saúde e vida longa / escrito por Zhou Chuncai. Ed. Roca.

sábado, 17 de setembro de 2011

Relógio energético ou maré energética.


A energia vital (Qi) percorre todo o corpo nutrindo os zang fu (órgãos/vísceras) durante
todo o dia. A cada 2 horas a energia atinge seu ápice em determinado órgão. E ao
longo de 24h acontece o ciclo completo do fluxo de energia vital, a chamada maré
energética.

Isto explica porque é mais saudável evacuar pela manhã, pois entre 5 e 7h da manhã
a energia vital (Qi) passa pelo intestino grosso. Com o intestino limpo livre de toxinas,
o nosso organismo está preparado para fazer a maior refeição do dia entre 7 e 9h,
horário do estômago. Entre 9 e 11h estamos totalmente despertos para trabalhos
mentais pois o baço-pâncreas é responsável pelas atividades de raciocínio e clareza
mental, das 11 às 13h deveríamos fazer refeições leves e ficar de repouso para
proteger o sistema cardiovascular.

Geralmente, as febres começam no final da tarde chegando ao ápice às 23h (horário
do triplo aquecedor), as crises respiratórias se intensificam pela madrugada no horário
do pulmão e acordar subitamente ente 1 e 3h pode revelar problemas relacionados ao
fígado.

A tabela do relógio energético pode ser um bom guia para auto-diagnóstico além de
ajudar o terapeuta a organizar o tratamento.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como funciona a Acupuntura.

O Que é?
Acupuntura é um dos ramos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), uma ciência filosófica empírica que surgiu na China mais de quatro mil anos.
É um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.
A acupuntura pode ser feita com finíssimas agulhas, estímulo elétrico, laser ou aplicação de calor (bastão de Artemísia) em pontos específicos do corpo.
O que são os pontos de acupuntura?
Os pontos de acupuntura estão inseridos em canais que serpenteiam todo o corpo chamado de meridianos. Os meridianos da acupuntura são canais de fluxo energético onde encontramos tecidos nervosos, vasculares, musculares e glandulares.
Como a acupuntura funciona?
A estimulação do ponto da acupuntura libera substâncias neurotransmissoras como Acetilcolina (responsável pela atenção e aprendizado), Dopamina (controle motor), Serotonina (humor e memória), Encefalina e Endorfinas (analgésicos naturais). Estas substâncias são responsáveis pela homeostase, ou seja, mantém o equilíbrio fisiológico do organismo.
O tratamento visa restabelecer a circulação de energia (Qi) nos canais de energia dos órgãos e vísceras e, com isso, levar o corpo a uma harmonia fisiológica energética.
Quais as doenças que podem ser tratadas com acupuntura?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece a eficácia da acupuntura para o tratamento de diversas enfermidades como alterações hormonais, enxaqueca, depressão, insônia, estresse, fibromialgia e dores em geral. A lista completa das enfermidades está no site da OMS: http://www.who.int/topics/traditional_medicine/en/
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam a acupuntura não cura todas as doenças, por exemplo, uma estrutura que já se rompeu (ligamentos, músculos, discos intervertebrais) não voltará ao seu estado original pela simples estimulação dos pontos. Nestes casos a acupuntura aliviará as dores e proporcionará maior conforto ao indivíduo.
A acupuntura cura câncer?
Não. A acupuntura minimiza os efeitos adversos do tratamento tanto para câncer ou Aids, e alivia as dores.
A acupuntura emagrece?
O tratamento de acupuntura faz a regulação dos neurônios que influi sobre diversas funções orgânicas inclusive glandulares, além de diminuir a ansiedade, com isso o paciente tende a diminuir a ingestão excessiva de alimentos. Para obter a eficácia do tratamento é necessário que o paciente tenha orientação nutricional e também de atividade física com os respectivos profissionais de cada área.
A acupuntura ajuda a parar de fumar?
Ajuda mas não resolve este problema, o tratamento ajudará o paciente no controle do estresse e ansiedade fazendo que sinta menos vontade de fumar. Mas esta questão dependerá principalmente da determinação do indivíduo em querer parar de fumar.
Acupuntura não faz milagre, é uma ciência.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a partir de 1970, as pesquisas científicas aumentaram comprovando a eficácia dos tratamentos de acupuntura e dissolvendo a névoa do mito e da dúvida que permeavam esta ciência.
Escolha sempre profissionais capacitados e transparentes. Um bom acupunturista esclarece as dúvidas do paciente quanto ao funcionamento da acupuntura e o deixa segura quanto à eficácia do tratamento.

sábado, 27 de agosto de 2011

Medicina Tradicional Chinesa (O berço da Acupuntura).


Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), uma ciência milenar (anterior a 2500 a.c) e empírica, ou seja, seu reconhecimento científico é adquirido através da experiência da prática. Uma medicina que se baseia na observação dos ciclos da natureza, no conhecimento dos aspectos físico, mental, emocional e energético do ser humano e na interação entre eles.
A MTC se fundamenta basicamente em cinco princípios: Energia Vital, Yin/Yang, Meridianos e os Cinco movimentos.
Energia Vital (Qi, Ki, Chi ou Prana): Força propulsora que mantém a vida.
Yin/Yang: São pólos opostos da energia, Yin é o pólo negativo e Yang o pólo positivo, isto não quer dizer que o pólo negativo seja ruim ou o positivo seja bom, são simplesmente características opostas de uma mesma energia.
   Características Yin: noite, escuro, introspecção, quietude, emocional, matéria, órgãos.
   Características Yang: dia, claro, extroversão, agitação, racional, energia, vísceras.
Meridianos: Canais de energia que percorrem todo o corpo e correspondem à órgãos, vísceras e funções. É nos meridianos que encontramos os “pontos da acupuntura”, estes pontos com suas funções específicas trabalham juntos como uma orquestra e regem o equilíbrio energético de animais e seres humanos.
Os cinco elementos ou cinco movimentos: Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal são os elementos que compõem planeta-indivíduo, somos um microssomo, a representação de tudo o que há na terra.
Estes são os fundamentos da MTC, a organização estrutural básica para a realização de um bom diagnóstico e o planejamento de um tratamento coerente.
A Acupuntura se utiliza de finíssimas agulhas (método invasivo) ou eletrodos (método não invasivo) colocados nos “pontos da acupuntura” com o objetivo de restaurar a harmonia do fluxo energético e aliviar as dores. A OMS(Organização Mundial da Saúde) reconhece a Acupuntura como terapia complementar.
O verdadeiro tratamento de Acupuntura não é apenas sintomatológico, o acupunturista busca descobrir a causa da “doença” e o paciente é tratado em sua totalidade. Para descobrir a causa, o tratamento de Acupuntura é realizado de acordo com os fundamentos da MTC.
Utilizar os fundamentos da MTC é tão simples como respeitar as leis da natureza e também um princípio ético de reconhecimento da ancestralidade da Acupuntura.