quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

As 5 Constituições da Medicina Tradicional Chinesa

                    


De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a leitura energética, constitucional, emocional e física de cada indivíduo é feita baseada em cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. Através desta análise podemos perceber quais são os agentes causadores das doenças e como preveni-las.




Água – “os adaptáveis”  
 As pessoas de constituição tipo água são pessoas com grande capacidade de adaptação, geralmente tem a face oval, tendência a engordar, edemas (inchaços) sob os olhos, voz suave ou baixa e mesmo quando magros as mãos são “gordinhas”. Os indivíduos tipo água são afetados pela emoção do medo e quando em desequilíbrio emocional apresentam-se inseguros, pouca força de vontade, sofrem com o frio, tendência a desenvolver problemas psíquicos e patologias relacionadas aos rins, bexiga ou ossos. Para o tipo água entrar em equilíbrio a MTC recomenda atividade física aeróbica no mínimo 3 vezes por semana, artes marcias, evitar o consumo de alimentos gordurosos e procurar orientação psicológica quando sentir que o medo bloqueia sua vontade de se relacionar, interagir e demais realizações.





Madeira – “os planejadores”
O tipo madeira são pessoas com grande capacidade de planejamento e organização, geralmente apresentam uma constituição forte, não se cansam fácil, suas mãos são de pouca musculatura (seca) e os dedos se assemelham à galhos de árvores. Quando em desequilíbrio podem ter manifestações de fúria e ficam “cegos de raiva”. Podem desenvolver patologias relacionadas ao fígado, vesícula biliar, tendões (tendinites, tenossinovites) e articulações (doenças reumáticas). Para o tipo madeira, a MTC recomenda exercícios de relaxamento, alongamento, yoga e meditação, evitar o consumo excessivo de álcool e alimentos gordurosos. Os brotos (feijão, bambu, alfafa, etc) equilibram este elemento





Fogo – “intensos”
O tipo fogo são aquelas pessoas que alegram o ambiente, risonhas, comunicativas, extrovertidas, expansivas e cheias de vida. As maçãs do rosto são ligeiramente avermelhadas, as mãos são esteticamente bonitas. Podem ter problemas nos relacionamentos, dificuldade de atenção e concentração devido ao excesso de ansiedade e euforia. Quando em desequilíbrio manifestam-se autoritários, invasivos e podem desenvolver patologias cardíacas. Para o tipo fogo entrar em equilíbrio é necessário mesclar atividades físicas aeróbicas com atividades relaxantes e meditativas.







Terra – “os maternais”
As pessoas de constituição terra transmitem segurança, são maternais, serenas e especialmente “cuidadoras”. São excelentes terapeutas, apresentam massa muscular forte e resistente, a face e palma da mão quadrada. Em desequilíbrio o tipo terra pode se tornar preocupado, paranóico, obsessivo, comilão com tendência à patologias relacionadas ao sistema digestivo e dores musculares. Para encontrar o equilíbrio a MTC recomenda atividades de canto, pintura, e auto-obsevação dos pensamentos para que não se tornem obsessivos.








                        Metal – “os sensíveis”
 O tipo metal apresenta constituição longilínea (pernas e braços longos), geralmente são magros, sensíveis, reservados, justos e responsáveis. A Tristeza é a emoção que desequilibra o elemento metal, podem apresentar falta de vitalidade, aparência cansada, ranzinzas, mal humorados e tendência ao isolamento. Sofrem com a secura e podem desenvolver patologias respiratórias, sinusites e rinites. A atividade física é sua o grande “remédio” por isso para que estas pessoas se harmonizem precisam fazer atividades físicas diárias, atividade de lazer, dança e entretenimento.


[i] Gravuras: Maciocia, Giovanni. Os fundamentos da Medicina Chinesa: um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas.

domingo, 12 de fevereiro de 2012